Você cria uma página na internet, sua ou de sua empresa, com o objetivo de trabalhar com marketing digital. Apesar de receber uma boa quantidade de visitas, você ainda não tem conseguido o principal objetivo, que é a conversão. Pois bem, em grande parte dos casos, o problema não é com seu conteúdo ou muito menos com seu público. Talvez, as pessoas não consigam identificar qual o objetivo que você tem. Neste caso, o problema é a falta ou má utilização do CTA — ou Call To Action.
De maneira bem simplificada, o CTA é uma chamada para a ação que você deseja. Esta ação pode ser variada, mas precisa estar explícita em sua página. Caso contrário, os leitores não irão conseguir fazer o que você espera. Mas CTA não pode ser resumido apenas a um pedido ou instrução, pois ele precisa estar inserido em um contexto de relacionamento com o cliente. Quer saber mais como aumentar o retorno de contato de seu site ou blog com seu público? Então confira o que preparamos pra você nesse post:
CTA, o que é e como utilizar
Como já mencionamos acima, o CTA é uma chamada para determinada ação. Por exemplo, você cria um blog com o intuito de aumentar sua autoridade e lista de contatos. Ao final de cada artigo, você pode deixar um CTA, induzindo, de maneira suave, os usuários a se cadastrarem em sua lista. Ou ainda, você pode estar promovendo determinado produto, e no final de cada texto pode colocar o link para que os usuários o conheçam. As possibilidades do CTA são muitas, afinal, existem milhares formas e propósitos para chamar a atenção de seus leitores.
Porém, a utilização correta deles é que precisa ser pensada estrategicamente. O CTA é um elemento importante de qualquer estratégia de marketing digital, pois é ele que faz a ponte que transformará um simples usuário, em um lead com grande potencial de conversão. O CTA pode ser usado em vários veículos e não necessariamente apenas no final dos textos em blogs ou sites. Ele precisa estar presente em landing pages, vídeos, áudios e tudo mais que você produz.
CTA, como otimizar sua utilização?
- Crie um relacionamento inicial: imagine o seguinte, você está andando na rua e, subitamente, um vendedor te aborda e fica insistindo para você comprar determinado produto. Provavelmente, as chances de você comprar são mínimas — para não dizer “nulas” —, não é? Afinal, ele esta sendo invasivo e inconveniente. Na internet é a mesma coisa! Não coloque seu CTA em todos os locais do site, ou ainda, não faça ele durante grande parte do conteúdo. Busque criar um relacionamento, oferecendo algo de valor, que geralmente é o conteúdo. Depois disso, você pode usar o CTA. O mesmo vale para o email marketing e o funil de vendas.
- CTA não é só no conteúdo: seu site precisa ter algum CTA no layout, que precisa chamar a atenção. Mas este CTA pode também estar “disfarçado” em um banner ou imagem, o que vai induzir as pessoas a clicarem nele.
- Seja claro em seu CTA: muitas vezes, com o intuito de não ser “invasivo”, as pessoas acabam pecando pela falta. Você não pode impor seu CTA, mas também não pode ser aleatório ou deixar solto demais, pois as pessoas precisam ter facilidade em responder ao call to action.
- Interação também pode ser CTA: quando você está construindo público, usar o CTA para aumentar o relacionamento e o alcance é uma excelente estratégia. Você pode pedir para as pessoas comentarem, compartilharem e curtirem seus conteúdos, o que aumentará sua relevância e autoridade.
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Tudo isso dará a base para seu marketing digital, já que os CTAs são fundamentais para qualquer estratégia de conversão. Planejar e testar eles é imprescindível para seu sucesso! Agora que você já sabe o que são CTAs, aplique em seu blog ou site. Mas antes, conte pra gente como você fazia para chamar a atenção e criar interação com seus leitores antes de descobrir essa técnica? E agora após a descoberta do CTA, como você pretende implementá-lo em seus conteúdos? Deixe seu comentário e conte pra gente!