As empresas estão cada vez mais utilizando estratégias de marketing digital, porque sabem que é um potencial enorme que veio para ficar. As pessoas que navegam na Internet mudaram suas ações de consumo, passando a procurar pelos produtos que desejam nos mecanismos de busca e a elaborar relacionamentos mais duradouros com as marcas e empresas que admiram. É nesse sentido que os blogs corporativos e dedicados a marcas específicas ganharam muita importância com o tempo, e os gestores e donos de negócio devem entender se suas estratégias de mercado estão dando certo e como utilizar melhor esta ferramenta. Por isso, preparamos esse post para você se inteirar das melhores formas de mensurar os resultados do seu blog e moldá-lo para receber cada vez mais visitantes e retorno de suas postagens. Acompanhe!
Taxa de cliques
A quantidade de visitantes que clicaram nos seus call to action (CTAs) vai lhe mostrar diversos dados importantes. Com essa contagem, vai ser possível entender se você está disponibilizando bons CTAs em suas páginas, se o conteúdo de suas publicações tem sido considerado relevante e precioso, se o seu material está de acordo com os interesses de seu público alvo. Mas há outras medições que sua taxa de cliques pode envolver e que são convenientes para ajustar suas ações on-line, como a origem do tráfego, por exemplo. Dessa forma, o empreendedor será capaz de reavaliar os investimentos que faz em cada canal on-line, com o objetivo de reforçar mais um ponto de acesso ao seu blog.
Taxa de compartilhamento
O sucesso de uma estratégia de marketing digital na maioria das vezes passa pelo engajamento dos fãs ou seguidores da marca. Mesmo que os objetivos da empresa sejam diferentes do envolvimento em dadas publicações, é válido checar frequentemente quantas pessoas compartilharam anúncios, links e demais conteúdos que você tenha publicado em seu blog. Isso possibilita que se tenha mais precisão sobre os assuntos mais procurados e de maior êxito entre seu público alvo. Tais elementos serão úteis na hora de montar estratégias de conteúdo futuras.
Quantidade de leads gerados
No marketing de conteúdo, em geral, a maior finalidade é a geração de leads para o negócio, ou seja, o número de contatos que podem ser nutridos ao longo de um plano de relacionamento com a sua marca, de modo que passe por um funil de compra e adquira seus produtos ou serviços depois de certo período. É importante, então, levar em conta as métricas relacionadas ao preenchimento dos cadastros em suas landing pages e páginas iniciais, bem como outras indicações que comprovem que suas publicações têm boa aceitação. Algumas delas são: o tempo de permanência dos visitantes nas páginas do blog, a quantidade de comentários que geram, a taxa de retorno de consumidores ou fãs mais leais.
Links de redirecionamento
Outro aspecto que não pode ser esquecido é como estão funcionando os links que você paga ou faz permuta em websites de outras pessoas ou empresas e que redirecionam visitantes para o seu blog. Tal audiência ajuda no SEO do blog, colocando-o em melhor posição nos resultados dos mecanismos de busca da Internet. Veja como esse recurso tem ajudado o seu negócio a crescer.
Retorno sobre o investimento (ROI)
Esta métrica é aquela que vai lhe indicar se os esforços e, sobretudo, os recursos que estão sendo investidos estão valendo a pena. O desempenho da estratégia pode ser aferido a partir de um cálculo simples: basta subtrair o valor investido no marketing do blog do retorno que o empreendedor teve no período, dividindo pelo mesmo valor do investimento. O resultado será um percentual.
Agora que você já sabe o que fazer em seu blog, é importante descobrir quem pode lhe ajudar. Há ferramentas de métricas excelentes disponíveis na Internet, como o Google Analytics, que oferecem uma infinidade de dados e análises de resultados. Porém, talvez seja bom contar com a ajuda de uma empresa especializada em Inbound Marketing, de modo que essas informações sejam aproveitadas ao máximo com relação ao seu nicho de mercado e aos objetivos de seu negócio. Sem deslizes, nem excessos que o faça perder tempo e dinheiro. Seu negócio já tem um blog? Você tem avaliado o que tem dado certo nesse seu importante espaço virtual? Deixe seu comentário contando pra gente!