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Background concept illustration of analytics business analysis. Vector

O marketing digital tem como grande vantagem a possibilidade de que o empreendedor meça constantemente os resultados obtidos, sendo possível que se repense as estratégias do negócio de acordo com os índices obtidos. Os parâmetros utilizados para o marketing digital são chamados de métricas, e são utilizados para verificar como andam as campanhas, no que dizem respeito às visitas, conversões em vendas ou diversas outras questões a serem apontadas.

Não mesurar essas métricas é um caminho que pode levar o seu negócio à falência, em função de investimentos errados ou decisões tomadas em momentos impróprios. Para que isso não aconteça, nesse artigo abordaremos algumas métricas importantes para que seu empreendimento tenha êxito. Outro ponto a se salientar é a necessidade de utilização de ferramentas próprias para que essa medição seja feita de forma eficaz. Acompanhe!

Como o cliente chegou ao seu site?

Atualmente, existem diversas formas de descobrir isso através das ferramentas apropriadas, e trata-se de uma métrica importantíssima para o planejamento de sua campanha. As perguntas a serem feitas nesse caso, são: Quais foram as palavras-chave que mais funcionaram? Quais foram os meios mais eficazes de prospecção de leads? Saiba mais sobre estas ferramentas navegando em nosso blog.

Taxa de rejeição

O Bounce Rate, ou taxa de rejeição, é a medida da quantidade de usuários que abandonam o site logo na página inicial. Esta taxa estando alta, indica problemas com sua campanha, como má segmentação, layout mal elaborado, anúncios mal dispostos, etc. A dica principal nesse caso é testar exaustivamente o que pode funcionar, além, é claro, de verificar o que a concorrência tem feito de errado e de certo, além do constante aperfeiçoamento do seu conhecimento a respeito do Marketing Digital.

Taxas de Conversão

É necessário também verificar quantas visitas se transformaram em conversão em compras. Isso permite saber o que pode ser melhorado no site, quando aplicar testes A/B e multivariados, etc. Mais do que isso, é necessário verificar como anda a sua capacidade de trabalhar com leads qualificados, ou seja, é muito importante mensurar quantos visitantes se tornaram leads, e quantos destes leads realmente iniciaram uma relação com a sua marca. Isso permite que você reveja o seu planejamento de segmentação, CTA, chamadas, entre outras bases do Marketing Digital.

Custo por lead

O CPL nos demonstra o valor de geração de cada lead, dividindo o valor que foi investido em Marketing Digital, pelo número de leads gerados das diversas formas. A estimativa é que os trabalhos relacionados a Inbound Marketing envolvendo mídias sociais, blogs e SEO, resultam em um Custo por Lead cerca de 60% menor comparado com as técnicas mais tradicionais.

Fazer este tipo de medição possibilita que o planejamento seja estudado de uma forma mais assertiva e as decisões a respeito dos investimentos a serem realizados sejam tomadas de maneira mais eficaz. Vale salientar também que outra métrica importantíssima relacionada a esse assunto é a quantidade de Leads qualificados, ou seja, quantos destes Leads estão realmente interessados em seus produtos. Isso diz muito a respeito de sua campanha.

ROI

Esta é, com certeza, a métrica mais importante. Medir o retorno do investimento ou o ROI (do inglês return on investiment) é algo que requer mais dados para ser feito, embora seja de extrema importância para a compreensão do que traz os melhores resultados, e dessa forma fazer uma concentração de esforços e de investimento de forma mais eficaz e até mais econômica. Obviamente, os dados obtidos após o cálculo do ROI serão utilizados para que se aposte mais nas ações que trouxeram os resultados mais satisfatórios.

O cálculo matemático para se medir o ROI é o lucro conseguido com determinada ação, menos o investimento naquela ação, dividindo-se ainda pelo investimento na ação. A dificuldade no caso é identificar todos os custos para se chegar a um resultado o mais próximo da realidade possível. Se você solicita um web designer para que coloque no ar um call to action para você, não são apenas os custos desse item no site ou no blog que devem ser levados em consideração. As horas de trabalho do profissional que teve que planejar, executar, verificar a parte técnica até que o call to action esteja publicado também estão no pacote. Para que se obtenha o total do lucro, será necessário saber quais foram os clientes que chegaram até o site, através da campanha de marketing na qual o dinheiro foi investido.

Quer saber mais sobre as métricas do Marketing Digital? Baixe gratuitamente nosso Ebook Como Mensurar e Otimizar canais de Marketing Digital.

O seu empreendimento já utiliza métricas? Qual você faz uso ou acha que pode ser de maior eficiência para o seu site/blog? Conte pra gente através dos comentários. Dúvidas e sugestões também são bem-vindas!

 

 

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