Compartilhe isso:

revolucaoQue o marketing e as vendas estão diretamente relacionados não é segredo para mais ninguém. Entretanto, esse meio de prospecção de clientes para um produto, serviço ou marca passou por diversas etapas ao longo da história. Com isso, o modo de atrair consumidores evoluiu até chegarmos aos conceitos modernos. Dentre os conceitos atuais no meio do marketing temos o Inbound Marketing. Quer saber mais sobre o que o método inbound trouxe ao marketing? Acompanhe então este post para descobrir a revolução criada pelo inbound.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um modelo de marketing que abre mão do antigo objetivo de ir atrás de novos clientes. Seu objetivo é simples, mas muito poderoso. Com essa nova “tática” no modo de fazer marketing as empresas não buscam mais aquele estilo agressivo de persuação, e sim uma maneira de sempre melhorar o negócio. Elas passam uma imagem mais confiável para o público alvo, o que de certa forma “cultiva” os clientes, ao invés de buscar um a um através de campanhas ou ações de marketing.

Nesse contexto, as empresas que buscam novos clientes investem em divulgação através de meios digitais, através do marketing de conteúdo por blogs, vídeos, podcasts, mídias sociais e vários outros veículos virtuais. Assim, o Inbound Marketing atrai os olhares do público alvo sem a necessidade de uma massiva e onerosa divulgação via televisão, rádio, telemarketing e outros meios que de certa forma até poderiam distanciar o potencial cliente.

Como funciona o Inbound Marketing?

Na prática, como ele funciona? Bem, o Inbound Marketing e sua preocupação com a relação entre cliente e empresa, busca produzir conteúdos relevantes através dos meios citados para atrair o consumidor, que encontra esse conteúdo publicado em algum meio digital, garantindo tráfego para seu local de divulgação. Após essa etapa e com a atração de tráfego, busca-se a transformação desses leitores em leads, posteriormente desses leads em vendas, de forma que o visitante então se torna um cliente. Com esse cliente e com a manutenção da política de atração por meio de conteúdos interessantes, vem a fidelização dos clientes.

Portanto, percebemos que o principal ponto não é a divulgação de um produto, serviço ou marca, suas qualidades e benefícios, mas sim atrair um público para aquele domínio, manter uma relação com esses potenciais consumidores, para que essa relação seja duradoura.

Quais os objetivos principais do Inbound Marketing?

Philip Kotler, professor americano que já foi considerado pelo Management Centre Europe como “o maior dos especialistas na prática do marketing”, é categórico ao afirmar que “se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”. Essa relação adquirida através do Inbound Marketing entra em outra afirmação de Kotler, que diz que “a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”.

E esse é o objetivo do Inbound Marketing. Criar uma relação de confiança ao valorizar o consumidor em detrimento ao produto, gerando um resultado muito benéfico para a empresa. O consumidor agora terá prazer em ser informado sobre aquela empresa através de suas próprias buscas de conteúdo, ao invés de ser persuadido por meios tradicionais, que como já dissemos, podem até repelir o consumidor.

As vantagens do método Inbound

Essa maneira de divulgar produtos ou serviços através de conteúdos digitais traz inúmeros benefícios para uma empresa. Além da já mencionada prospecção de novos clientes, temos também alguns outros fatos benéficos sobre o Inbound Marketing:

  • Baixo custo de atração de novos clientes em relação ao marketing tradicional
  • Elevado número de cliques para o website
  • Alto retorno sobre o investimento
  • Clientes buscando a empresa ao invés da empresa buscar o cliente
  • Reconhecimento pelo caráter informativo de importante relevância

Como vimos, são várias as vantagens do Inbound Marketing em relação ao marketing tradicional, além de ser menos oneroso e, principalmente, mais preciso e objetivo que qualquer outro meio de divulgação. Mas agora queremos saber de você. Já conhecia esse tipo de marketing? Ficou curioso para saber mais e, quem sabe, aplicar na sua empresa? Deixe seu comentário e conte pra gente. Participe da conversa!

Baixe nosso infográfico Inbound Vs. Outbound, Conheça mais sobre Inbound Marketing e Outbound Marketing e entenda suas principais diferenças.

 

Compartilhe isso: