Alinhar o departamento de marketing com o de vendas é uma tarefa complicada, muito embora o objetivo seja o mesmo: aumentar o crescimento e rendimento da empresa. Estudos demonstram que 87% dos membros dessas equipes se descrevem de forma negativa quando indagados um do outro, o que já demonstra o grande desafio enfrentado.
Ambas as áreas são vitais para uma empresa, e conseguir integrá-las pode repercutir positivamente no seu negócio. Estudos da Hubspot apontam que empresas que conseguem integrar as equipes de marketing e vendas atingem uma média de 20% de crescimento anual, impactando diretamente nos lucros, e é justamente isso que é o Smarketing, desenvolver a integração do setor de marketing aliado a vendas para obter melhores resultados.
Benefícios de trabalhar o Smarketing
Trabalhar o Smarketing e integrar as equipes pode reduzir os custos por venda. Quanto maior a identificação de leads e nutrição adequada, menor será a taxa de rejeição de vendas, com isso, sua empresa irá gastar menos para conseguir o cliente. Saber exatamente quem é a persona que busca pelo seu produto é uma arma poderosa e facilita na produção de conteúdo interessante para atrair o público, sem contar que o setor de vendas poderá estudar as melhores formas de abordar o potencial cliente.
Quando você unifica as metas dos setores de vendas e marketing, acaba-se por fazê-los perceber uma interdependência, já que o marketing precisa que as vendas aconteçam para atingir a receita (remuneração), isso faz com que se obtenha um foco unitário e fique mais fácil de atingir. Com o gerenciamento de informações e a troca constante de experiência pelos setores, tem-se dados mais completos dos clientes da empresa, permitindo um melhor estudo para atingi-los e até mesmo métricas mais exatas.
Tudo isso ainda irá gerar um ambiente agradável na sua empresa e irá integrar dois setores de fundamental importância nos resultados, que via de regra, costumam ter atritos frequentes. Em resumo disso, tudo resultará no aumento de ganhos na empresa.
Como fazer a integração das vendas + marketing
Para alinhas as equipes e atingir uma completa integração, boas dicas são as seguintes:
- Trabalhar com metas idênticas: como você vai integrar 2 equipes com metas diferentes? O time de marketing deve passar a utilizar a receita como meta, igual o setor de vendas;
- Conhecer as personas: o setor de marketing deve conhecer o público-alvo para desenvolver conteúdos interessantes, enquanto a equipe de vendas deve conhecê-los para saber como abordá-los e obter maior efetividade no momento da venda;
- Alinhamento de estágios do funil: as equipes precisam, de forma conjunta, definir os estágios do funil de vendas, o que será feito e quando. Lembre-se, existe apenas um funil de vendas para ambos os setores;
- Caracterizar o SRL (sales-ready lead): o SRL é o potencial cliente para a empresa, reune as características de quem realmente compra o produto. Para definir e caracterizar esta pessoa, a equipe de vendas e marketing devem trabalhar juntos;
- Desenvolva uma rede de relatórios: gerenciamento é a chave para uma boa integração entre os setores. Quando o setor de venda recebe informações de forma transparente e completa do marketing, a taxa de transações concretizadas aumenta e, com base nos dados que o setor de venda obtém, quando repassados ao marketing, pode-se melhorar as campanhas e aumentar a objetividade do conteúdo, atraindo um público maior e qualificado;
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