CRM é a sigla de Customer Relationship Management, e se refere às ferramentas de planejamento que usam a tecnologia para facilitar o relacionamento de marcas com seus clientes ou potenciais clientes. De um modo mais simples, são softwares que reúnem em um só lugar todas as informações do seus contatos ou potenciais clientes, e oferecem diversas maneiras de você manter contato com eles em diferentes momentos do processo de compra ou até do pós compra.
Mas porque exatamente investir em uma ferramenta de CRM é um bom negócio? O que um CRM pode fazer pela sua empresa? É sobre isso que vamos falar agora. São 5 bons motivos para você ter uma ferramenta de CRM dentro da sua empresa. Confira!
Administrar sua lista de potenciais clientes em um Excel é ultrapassado
É isso que a maioria das empresas fazem hoje: tem uma lista de cadastro no Excel. De tempos em tempos, um funcionário analisa esta lista e, manualmente, dispara algum tipo de conteúdo para atrair estes cliente. Esta é uma maneira muito limitada, trabalhosa além de gastar muito tempo na realização dessa tarefa. E você não precisa mais disso.
Um CRM significa mais agilidade
Se você trocar sua planilha do Excel por um CRM, você vai ter mais agilidade em reunir dados e informações de clientes. Pode, inclusive, fazer direcionamento de ações de marketing de uma maneira mais rápida e inteligente. Com um clique, por exemplo, você programa mensagens de aniversário para toda sua lista.
Com um CRM você coleta mais informações relevantes
Na hora de analisar e entender o comportamento do seu cliente, não basta saber sua idade e seu nome e e-mail. É preciso mais informações. Um CRM é capaz de coletar dados mais profundos sobre cada cliente cadastrado, cruzar diferentes informações e te oferecer insights poderosos. Um CRM é capaz, por exemplo, de apontar qual época do ano um certo perfil de cliente compra mais. Pode também te informar quando for a hora de oferecer novamente um produto, pois o que ele comprou provavelmente já deve ter acabado.
O CRM facilita o treinamento da sua equipe
Com todos os dados dos seus clientes e das ações da sua empresa reunidos em um só lugar, fica mais fácil para sua equipe entender os processos e como tudo funciona dentro da sua empresa. Com um clique, um novato pode, por exemplo, entender o perfil do seu cliente. Mas mais do que isso, um CRM também coleta informações de fluxos de trabalho, o que é uma importante fonte de informação sobre os processos internos de compra e venda.
Com um CRM você se preocupa com o que realmente importante: vender mais
Se você gasta tempo analisando planilhas do excel e criando ações de marketing manualmente, você perde tempo se dedicando ao processo da venda. Com um CRM, você coleta mais informações relevantes e tem mais ferramentas para criar uma ação de venda matadora, alinhada com as expectativas do cliente e com um vendedor mais bem preparado. Com certeza isso é um bom negócio para sua empresa.
E então? Se convenceu sobre os benefícios de um CRM? E se você já tem um dentro da sua empresa, conte pra gente nos comentário o que ele já fez pelo seu negócio. Se ainda houver alguma dúvida, deixe o seu comentário para nós e participe da conversa. Logo iremos esclarecê-la.