É um erro muito comum deixar o Call To Action para a última etapa do desenvolvimento da estratégia de Inbound Marketing de um cliente. Isso ocorre porque, tecnicamente, criar um CTA é aparentemente muito simples e rápido: basta abrir o photoshop, escrever uma chamadinha de 15 a 30 caracteres, ilustrar com algumas cores gritantes e pronto! No entanto, transformar o CTA na janela de conversão do seu negócio, fazendo com que ele capte o clique de potenciais leads, é um pouco mais complicado e passa bem longe da velha teoria do “achismo”. Chega de “essa cor é mais bonita que aquela” ou “seu texto é pior que o meu”. Neste post, você vai aprender a criar um CTA que converte. Confira nossas 3 dicas: Cores contrastantes Um dos principais objetivos de qualquer CTA é jamais passar despercebido diante dos outros elementos da página. Os designers podem arrancar os cabelos, mas quanto mais contraste a cor do CTA tiver em relação às cores da página, mais chances o CTA tem de ser notado pelo usuário. Nem que para isso seja preciso investir apenas em cores primárias (azul, amarelo ou vermelho) nada rebuscadas esteticamente. Afinal, não se trata de uma questão de bom gosto! No Inbound Marketing, não importa se o CTA é bonito, o que realmente importa é se ele converte. Posicionamento correto Na lógica dos CTA’s, o velho clichê que consiste em estar no lugar certo, na hora certa é uma verdade incontestável. O posicionamento dos CTA’s na página do seu blog ou site é determinante para incentivar o usuário a dar um clique. Quando é inserido um CTA no meio do texto do blog, outro ao final, no rodapé, e mais um menorzinho na lateral direita, você cobre todas as possibilidades de direção do olhar do seu usuário. Só não vale infestar a página de CTA’s, porque aí, em vez de atrair, você irá afastar. Uma ótima forma de aferir qual ângulo da sua página é mais visado ou clicado é por meio do programa Crazy Egg. Conteúdo sucinto e impactante 1. [Saiba Mais] 2. [Quero o meu desconto de 50%] Em qual desses dois CTA’s você clicaria? Se você escolheu o segundo, já entendeu logo de cara como deve ser o conteúdo de um CTA campeão de conversões: claro, direto, provocativo e impactante. Ele deve ter uma linguagem quase apelativa para persuadir e atiçar o usuário. Como você dispõe de pouco espaço, a frase deve estar no modo imperativo, com pouquíssimos caracteres. Se puder usar números, porcentagens e cifrões em seu favor, melhor ainda. Como já dizia o matemático, contra números, não há argumentos. E seus leads sabem disso. Agora que você ficou por dentro das melhores práticas para criar um CTA que converte, não se esqueça de testar tudo incansavelmente. Os chamados testes A/B são os melhores guias para que você saiba qual tipo de CTA gera mais resultados positivos. Você pode disponibilizar o mesmo CTA em duas posições diferentes na página, ou com duas cores diferentes, conteúdos diferentes e ver qual deles apresenta a melhor performance. Mas lembre-se de testar um elemento por vez, para que você consiga identificar de onde veio a variação. Nesse processo, uma coisa é certa: quanto mais dados obtiver desses experimentos, mais assertiva será sua estratégia e mais conversões seu Inbound Marketing irá alcançar. Tem mais alguma dúvida sobre a criação de CTA? Então conte para nós através dos comentários. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber notícias e posts como esse diretamente na sua caixa de entrada! Opa, olha o CTA aí, gente!