Compartilhe isso:

Closeup rear view of a blond young woman reading eBook at home

A internet proporcionou um grande fenômeno: o compartilhamento de informações. Antes de seu surgimento, apenas algumas pessoas detinham o conhecimento, e mesmo essas estavam limitadas a sua área de atuação. Hoje, é possível que você conheça sobre assuntos que teria dificuldade em encontrar antes do surgimento da internet. E como as pessoas buscam cada vez mais excelentes e relevantes conteúdos, para se informarem e aumentarem seu conhecimento, isso se transformou em uma estratégia na geração de leads, que são aquele visitantes que te seguem a partir de boas informações e conteúdos fornecidos por sua marca.

Tudo isso mostra que uma estratégia de marketing digital que seja baseada em material rico de boas informações gera muito mais conversão e efeito. E para te contar mais sobre o que é o material rico, como produzí-lo e quais os benefícios dele pra sua empresa, produzimos este post com algumas dicas que te ajudarão bastante na confecção deles. Confira:

Material rico, o que é e para que serve?

Todo usuário de internet, em determinado momento, vai em busca de conteúdo que lhe tire uma dúvida ou satisfaça sua necessidade. Ao encontrar o que procura e verificar que este conteúdo é de alta qualidade, ele irá atribuir autoridade para quem o escreveu. De maneira geral, podemos dizer que o material rico é aquele que soluciona algum problema que o usuário tem, ou que traz algo de relevante para sua vida. Por isso, sempre que for pensar em produzir algum material, saiba que ele deve ser pensado de acordo com estas perspectivas.

Mas como definir o que é material rico é algo bastante complexo, pois estaremos lidando com pessoas das mais variadas formações e níveis de conhecimento, e precisamos ter claro qual é nosso público alvo. Desta forma, o material rico será produzido de acordo com as necessidades deste público, fazendo com que a conversão seja elevada. Basicamente, o material rico aumentará a autoridade de sua marca, e com isso ela irá se tornar referência no assunto. E lembrando que quem é referência, vende muito mais e tem mais potencial de crescimento!

Material rico, diretrizes para sua produção

Para produzir um material rico e oferece mais qualidade para seus usuários, você precisa levar alguns pontos em consideração.

  • Público-alvo: conheça a persona que você está desenvolvendo esse material. Ao invés de trabalhar com públicos aleatórios, foque em um nicho que precisa da solução de uma necessidade X ou uma dúvida Y. Dessa forma, o material ficará muito mais valioso e centrado.
  • Nível de conhecimento: existem níveis de conhecimento sobre o assunto que você está tratando. Alguns dos recebedores daquele conteúdo saberão muito, outros saberão médio, e outros querem descobrir o que é. Portanto, o material produzido deverá se encaixar em alguma dessas etapas, onde o conteúdo deverá, logicamente, ter informações diferentes para cada persona em foco.
  • Solução de problemas: lembre-se de focar todo o conteúdo produzido na solução de um problema ou a suprir uma necessidade daquele que recebeu o material. Estão nesses fatores a credibilidade que sua empresa irá adquirir com essa pessoa, pois se você soluciona algo para ela com conteúdo de excelência, logo sua marca se tornará uma referência no assunto para esse leitor.

Tudo isso deve ser a base para a produção de um material rico e de grande qualidade. Se você for produzir qualquer tipo de conteúdo e ele não e enquadra em algum destes itens, talvez você precise rever alguns pontos e reformular algumas estratégias. Cada vez mais as pessoas irão dar preferência para quem primeiro se tornou referência, para depois oferecer algo. Se você ainda tiver alguma dúvida quando o que é material rico e sua produção, deixe seu comentário para nós e participe da conversa!

 

Compartilhe isso: