O email marketing se trata de uma estratégia de marketing direto, cada vez mais usada por marcas e empresas para alcançar seu público alvo e nutrir relacionamentos com seus consumidores. Esta pode ser uma forma barata e eficiente para você divulgar seus produtos e serviços e aumentar suas vendas através de uma lista segmentada. Mas, para que esta ferramenta dê o retorno esperado e você não gaste mais tempo e dinheiro do que imaginou com esta ação on-line, é preciso medir os resultados de suas campanhas. Você sabe como poderia fazer isso e o que seria mais importante mensurar? Confira este post que preparamos para você e aprenda como!
Qual a importância de mensurar os resultados?
Existem diversos motivos para você entender se suas campanhas estão dando certo ou não. Testar a eficiência de seu email marketing é o principal indicativo de que a ação está sendo benéfica para sua empresa. Ou seja, avaliar os resultados das campanhas vai demonstrar para você que está atuando de forma correta perante seu público alvo ou que precisa consertar alguns elementos da campanha, a fim de aperfeiçoar a atuação. Isso será fundamental para saber que você não está jogando dinheiro fora nem perdendo tempo.
Como fazer isso?
A coisa mais importante para fazer um e-mail marketing de sucesso é ter uma lista segmentada de leads criada a partir de estratégias de conversão. Isso quer dizer que, ao invés de comprar uma “lista fria” no mercado, com contatos aleatórios de pessoas que podem nem se interessar por aquilo que tem para vender, o empreendedor deve focar na construção de sua própria lista . Pode-se ter uma lista qualificada a partir dos cadastros de clientes que a empresa já possui ou por meio de formulários disponibilizados nas páginas da marca na Internet, por exemplo. Assim, será possível conhecer muito mais sobre a audiência e segmentar o público, direcionando campanhas exclusivas aos respectivos clientes. Este é o ponto de partida de como fazer um excelente e-mail marketing.
O que deve ser medido?
Depois desses primeiros passos, é chegada a hora de escolher uma ferramenta de email marketing. Há várias opções boas no mercado, e o mais importante a saber é que elas trazem vários relatórios de mensuração acerca de dados relevantes para entender o êxito de sua campanha. Entre outras métricas, fique atento para as taxas de abertura, de rejeição e de cliques dos e-mails enviados, pois serão elas quem lhe conduzirão a possíveis alterações no conteúdo, forma de envio, timing, etc.
O que significam as taxas de abertura, de cliques e de rejeição?
A taxa de abertura é uma referência importante para se acompanhar, porque indica a quantidade de destinatários que abriram as mensagens que você enviou. Já a taxa de cliques desvenda o número de leitores que clicam em links que você disponibiliza no conteúdo dos emails e que levam a páginas de produtos, conduzem para ofertas ou guiam para outras ações do tipo. Altas taxas de abertura podem apresentar mais chances de fechar bons negócios, mas se as taxas de cliques estiverem baixas, pode haver problemas nas suas chamadas, nos seus conteúdos ou suas ofertas não são tão atraentes para o momento ou para aqueles clientes. A taxa de rejeição indica que os leitores não reagiram de forma positiva à campanha, classificando a mensagem como inconveniente ou como SPAM.
Essas práticas do email marketing são importantíssimas à rotina da empresa. Notórios benefícios podem ser alcançados ao atingir seu público alvo do jeito ideal. Você tem outras dúvidas sobre e-mail marketing e como poderia mensurar suas campanhas? Escreva suas questões a seguir, nos comentários, e conte suas experiências!