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Crowd of people, sketch for your designUma parte importante na estratégia de marketing do seu negócio é ter certeza de que a sua mensagem está sendo recebida pelo seu público alvo. Ao direcionar suas ações para estas pessoas você estará atingindo seu target. Tanto as pequenas, quanto as médias e os grandes empreendimentos ainda têm dificuldades em definir qual é o público alvo, o chamado target, e inclusive descrever quem são e qual é a sua proposta diante do mercado. Ao direcionar sua mensagem especificamente para esse público definido, mais chances você tem que convertê-lo em clientes. Com um mercado cada vez mais competitivo, conhecer e reconhecer seu público alvo é fundamental. E por isso, separamos neste post alguns pontos-chave para o reconhecimento do seu target e como transformar isso em benefícios para sua empresa. Confira!

Conheça o seu público

Conhecer o seu público antes mesmo de abrir o seu negócio vai te ajudar e muito na hora de definir as suas estratégias de marketing. Através de uma pesquisa de mercado você conseguirá descobrir todo o perfil das pessoas que podem interagir com a sua marca, como idade, faixa etária, sexo, hábitos de consumo, etc. Quanto mais você souber sobre o seu público alvo, mais fácil será para se envolver com eles. Certifique-se que este público é pra quem você quer vender. Definir o seu público define o seu negócio, bem como suas estratégias. Atingir seu target não é tarefa fácil, mas ela fica ainda mais difícil se você não conhecê-lo.

Inbound marketing para trabalhar seu público

Esta é uma das melhores estratégias para envolver um público alvo. Com as técnicas tradicionais de saída, você não irá segmentar seu público, mas atingir toda uma base que pode ser atingida com um anúncio. Já com as técnicas de entrada, os esforços serão concentrados em um target específico, de modo que gere um envolvimento entre a sua marca e esse público, trazendo um ótimo retorno de investimento. Diante do grande volume de informações que as pessoas recebem diariamente, é importante trabalhar de forma assertiva e efetiva as estratégias de inbound para estreitar o relacionamento com as pessoas, possibilitando maiores taxas de conversão.

Delimitando o perfil do empreendimento

Existem alguns questionamentos a serem feitos na hora de delimitar um perfil, porém eles nem sempre são lembrados, o que acarreta futuramente dificuldades em se trabalhar com um público alvo bem delimitado. Respondendo algumas perguntas básicas ou se adaptando algumas delas ao perfil do empreendimento, facilita na hora de definir o target, e dessa forma, conseguir trabalhar de maneira mais focada a atingi-lo. Confira alguns exemplos de questionamentos que conduzirão sua empresa a alcançar o público alvo:

  • Em que ramo atua o meu negócio?
  • Este produto ou serviço sacia qual necessidade do público?
  • Quais são os princípios que meu empreendimento necessita manter?
  • Como eu gostaria que minha empresa fosse vista no mercado em que atuamos?
  • Como os funcionários do negócio deveriam se comportar diante do público alvo?
  • Afinal, quem é esse público alvo, e porque estão utilizando os serviços que ofereço?

Obtendo as respostas de maneira objetiva, ser mais assertivo ao oferecer produtos ou serviços e fazer o seu empreendimento se destacar diante dos demais, se torna mais viável. Mas não é apenas isso. Após essa etapa, é necessário definir qual é a visão, a missão, os valores e os princípios que são inerentes ao planejamento estratégico da empresa. Sendo a missão o motivo de existir da organização, o porquê aquela organização foi criada. A visão, como o objetivo que a organização quer alcançar e em quanto tempo. Lembrando que esta precisa ser clara e escalável. E os valores, focando em como o empreendimento se comporta de acordo com os princípios éticos dos fundadores.

Conheça os seus concorrentes

A melhor maneira de focar no seu público alvo é conhecer o seu negócio e a sua concorrência. Isso vai ajudá-lo a criar estratégias mais assertivas para atingir seu target, minimizando erros e otimizando seus esforços. Por mais importante que seja saber e conhecer a sua concorrência, as pequenas empresas tendem a errar no seguinte ponto: gasta-se muita energia em “superar a concorrência” ao invés de “compreender e satisfazer o cliente.”

Escreva sobre e para o seu público

Uma vez que você sabe quem é seu público, escreva sobre ele e para ele. Quando você escreve no seu site, redes sociais ou blog apenas sobre si mesmo e seus produtos, você passa a se tornar desinteressante. O ideal é escrever também sobre temas que gerem interesse das pessoas. Por exemplo, você tem uma loja de roupas e fica anunciando somente os seus produtos, não é adequado. Invista em conteúdos de beleza e bem estar, por exemplo. Em como combinar as roupas com penteados ou eventos, nesse caso. Tudo depende do target que você deseja atingir.

Investindo em Social Media

Esta é, atualmente, uma importante ferramenta para interagir com pessoas de todo o mundo. É importante criar perfil no Facebook, Twitter, LinkedIn,  Google+, entre outras e começar a envolver os tipos de pessoas que você está focado para vender. Você também pode aprender muito sobre suas necessidades e interesses apenas observando as conversas que estão tendo. As redes sociais são um ótimo local para estar mais próximo do seu público e trabalhar estratégias de conversão.

Landing Pages contribuindo para a conversão do target

Quando alguém clica em um dos seus links, ele deve ser direcionado para uma página de destino. Se você tem vários públicos alvo diferentes, certifique-se de fazer diferentes páginas e chamadas para a ação que comunique com cada um deles separadamente. Você também deve ter as landing pages específicas para as diferentes fases do ciclo de compras.

Você está pronto para trabalhar melhor seu target e melhorar as estratégias de conversão? Você conhece o seu público alvo? Conte pra gente através dos comentários sobre o que você tem feito para gerar conteúdo para seus clientes.

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